O prefeito eleito de Canela, Gilberto Cezar, continua a formar uma equipe de governo que promete modernidade e eficiência, desta vez com foco na saúde municipal. Anunciando Jean Spall e Ana Maria Rodrigues como novos nomes, Cezar reforça seu compromisso em transformar Canela em um modelo de referência em saúde pública. As escolhas de Spall e Ana Maria refletem a visão estratégica do prefeito eleito, que busca não apenas responder às demandas de saúde imediatas, mas também estabelecer uma fundação sólida para o bem-estar comunitário a longo prazo. Em entrevista ao Jornal Nova Época, eles compartilham suas visões e objetivos para suas respectivas funções. Spall detalhou suas prioridades, como a melhoria nas Unidades Básicas de Saúde e o aperfeiçoamento do transporte de pacientes do SUS. Ana Maria Rodrigues discutiu suas estratégias para elevar o padrão de atendimento e assegurar a eficiência administrativa do Hospital de Caridade.
ANA MARIA RODRIGUES – HOSPITAL DE CARIDADE
Ana Maria Rodrigues assume a administração do Hospital de Caridade de Canela (HCC) com uma sólida carreira em gestão de unidades de saúde e reestruturação administrativa. Com experiência em implantar programas de qualidade e capacitação de equipes, seu desafio será garantir a sustentabilidade financeira do hospital e a melhoria contínua dos serviços prestados. Sua liderança busca assegurar um ambiente de atendimento que priorize a qualidade e a eficiência.
NE – Quais estratégias você considera essenciais para garantir a sustentabilidade financeira do Hospital de Caridade de Canela?
ANA – A base de toda sustentabilidade financeira de qualquer setor, e na área da saúde não é diferente, é o levantamento da Receita atual do HCC e a análise da atual despesa do HCC. Precisaremos realizar um redimensionamento do hospital, baseado na sua área assistencial atual e à medida que se for expandindo serviços esse redimensionamento segue sendo feito. Análise da folha de pagamento, da folha médica, insumos, contratos, a atual estrutura hospitalar e de manutenção. Será necessário diagnosticar a operação hospitalar frente aos serviços ora pactuados e, a partir dessa análise realizar o planejamento de novas habilitações, captação de recursos, emendas parlamentares federais e impositivas e fazer com o HCC tenha uma saúde financeira estável para que consigamos resgatar a credibilidade do HCC.
NE – Que medidas você pretende implementar para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes?
ANA – A qualidade do atendimento passa pelas equipes, desde a equipe assistencial, médica, administrativa, operacional. Todos serão chamados a trabalhar em prol do HCC ser um hospital que acolha, que escute, que resolva os problemas de saúde da comunidade. Teremos que investir muito na humanização do atendimento. Todos os esforços serão feitos para que desde a entrada, permanência e saída do paciente do HCC seja marcada por ele não ser mais um, mas o paciente ser o centro das nossas atenções.
A primeira medida será sensibilizar as equipes, apresentar as equipes o que esperamos de cada uma delas e que todos são responsáveis pelo paciente e por sua recuperação dentro do HCC.
NE – Como você planeja trabalhar a capacitação de equipes para elevar o padrão dos serviços hospitalares oferecidos em Canela?
ANA – Vamos organizar um espaço para termos uma sala de educação permanente e criarmos um plano anual de capacitações. Investir muito forte na segurança do paciente, trabalhar com Procedimentos Operacionais Padrão e Protocolos.
NE – Qual a principal mudança que você deverá promover na gestão do HCC?
ANA – A principal mudança será de acreditação do HCC perante à população, à Coordenadoria de Saúde (5ª CRS) e frente à SES/RS e ao Ministério da Saúde. No momento que mudarmos a visão que as pessoas tem do HCC, poderemos crescer, evoluir e tornar o HCC um equipamento de saúde viável que possa atender SUS, convênios e particulares.
JEAN SPALL – SECRETARIA DA SAÚDE
À frente da Secretaria Municipal de Saúde estará Jean Spall, cuja trajetória de mais de 36 anos no serviço público é marcada por realizações significativas. Spall, que já desempenhou o papel de Secretário de Saúde anteriormente, foi peça-chave na implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e na construção da UBS Central em Canela. Ele é conhecido por sua atuação em conselhos regionais e estaduais, sempre focando na ampliação e qualificação dos serviços de saúde. Sua nomeação sinaliza um empenho em robustecer a infraestrutura de saúde e otimizar o atendimento à população.
NE – Quais são suas prioridades imediatas para melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde?
SPALL – Primeiro vamos recuperar a autoestima dos servidores, assim como recompor as equipes, depois teremos que recuperar vários programas de Saúde que foram ao longo do tempo abandonados. Precisamos de políticas públicas para atender a comunidade e não a política de favores. Precisamos atingir a todos com universalidade, equidade e integralidade que são preceitos do SUS.
NE – Como você pretende aprimorar o transporte de pacientes do SUS para garantir mais eficiência e conforto?
SPALL – O transporte, já na minha outra passagem como secretário, foi implantado os dois horários para Porto Alegre e Caxias do Sul, o que já melhorou, para os usuário, a questão de não ficarem o dia todo fora do município. Hoje a demanda certamente é maior que 2018, precisamos avaliar cada situação.
NE – De que forma você planeja aumentar a contratação de especialidades médicas no município?
SPALL – Para que isso ocorra precisamos rever o credenciamento de profissionais especialistas, uma das formas será habilitar Ambulatórios Especializados junto ao HCC, uma das dificuldades hoje é espaço físico. Para isso, é preciso concluir as obras do hospital e buscarmos recursos para ampliação. Já na Atenção Básica a última Unidade de Saúde construída foi quando estive à frente da Secretaria de Saúde em 2010, e ampliação do Santa Marta em 2018 também quando estive como secretário de Saúde. Hoje para ampliarmos atendimentos precisamos de ampliação de UBS, ou construção de novas unidades. Havendo disponibilidade financeira iremos implantar um turno estendido no mínimo em uma UBS para facilitar o acesso da população e assim desafogar o hospital.
NE – O que a comunidade pode esperar do seu trabalho à frente da Secretaria Municipal de Saúde?
SPALL – Posso garantir comprometimento e seriedade nas ações, assim como, uma equipe altamente capacitada para trabalhar no desenvolvimento dos programas de Saúde. Não se faz um bom trabalho sozinho, e meu compromisso é ter pessoas capacitadas a frente de departamentos que darão suporte às equipes de saúde nas unidades assim como no HCC.
NE – Qual a sua avaliação sobre a situação atual da saúde, em Canela?
SPALL – Há atualmente uma carência de espaço físico e também de profissionais, pois a demanda e a população aumentaram muito e a estrutura da saúde não evoluiu para acompanhar o crescimento da cidade. Não houve preocupação com a área da Saúde nos últimos quatro anos, com ações desconexas e sem planejamento algum.