Sensibilidade dental! Já pensou em ficar livre dela?
Fabiana Fernandes – Dentista CRO 22962
Escovar os dentes com água fria da torneira te incomoda? E as frutas cítricas, causam aquele arrepio? Esses exemplos estão associados à relatos de pacientes com dentes sensíveis, e para isso existe tratamento, e não é a base de cremes dentais!
A maioria dos pacientes com hipersensibilidade que recebemos no consultório relatam que estão acostumados a conviver com a dor, e até mesmo encontram mecanismos para ingerir certos alimentos, como proteger os dentes com a língua. Outros fazem uso de cremes dentais dessensibilizantes que até ajudam nos sintomas, mas mascaram a origem do problema e dificultam o diagnóstico correto.
Tratar a sensibilidade passa pelo exame clínico e investigação de hábitos do paciente, desta forma podemos diagnosticar corretamente o caso e escolher o tratamento mais eficaz. Uma das causas mais frequentes da sensibilidade é associada a tensão nos dentes, ou seja, ao apertamento dental! Apertar os dentes gera micro trincas no esmalte deixando-o desprotegido do meio externo, a longo prazo essas trincas aumentam, e a inervação dental responde cada vez mais rápido e intensa aos estímulos externos, como água fria ou produtos ácidos. Durante a pandemia tivemos muitos casos de fratura dental por estresse, e que levaram a indicações de implantes. Imaginem o quanto podemos apertar os dentes ao ponto de gerar uma fratura? Agora imaginem a quantidade de trincas e de sensibilidade dental antes disso acontecer.
Outra possível origem da sensibilidade é a biocorrosão, e está relacionada ao contato frequente dos nossos dentes com substancias ácidas. Um exemplo prático está entre os esportistas amadores que ingerem com frequência repositores energéticos e isotônicos, produtos com Ph baixo. Outro exemplo encontramos em pacientes pós cirurgia bariátrica com alterações salivares, pacientes com bulimia ou refluxo gastroesofágico, e também aqueles com contato frequente de ácidos devido a profissão, como enólogos ou nadadores profissionais. São muitas situações em que submetemos nosso esmalte dental a dissolução e desproteção, dentro de dietas saudáveis ou não, desde a água com limão ao acordar até a coca cola durante o dia, e por consequência, muita sensibilidade!
O tratamento envolve a aplicação de produtos específicos neurais e obliteradores sobre a superfície dental associados a laserterapia. É possível ter mais conforto no dia a dia sem sensibilidade e com longevidade! Quer saber mais? Nos acompanhe!