Em novembro do ano passado e em janeiro deste ano, aqui nesta coluna, publiquei os textos “Despreparo” e “Despreparo – Parte 2”, falando sobre a falta de ações para atendimento em situações de desastres. Estamos passando pela maior enchente da história de nosso Estado. E acabou surgindo uma luz para um começo de preparo.
Em Canela, o Corpo de Bombeiros propôs a criação do SISTEMA COMANDO DE INCIDENTES – SCI. O sistema foi criado nos anos 70 na Califórnia (EUA), onde os incêndios florestais eram recorrentes e de grande extensão. As autoridades perceberam que não faltavam recursos materiais e humanos para atendimento. O que acontecia eram ações improvisadas de várias instituições causando desperdício de tempo e de recursos. O sistema consiste basicamente num organograma onde cada instituição tem uma tarefa específica coordenada por um comando.
Todas as ocorrências são recebidas num só lugar e todas as informações e ações são organizadas. Isso possibilita agilidade no atendimento e otimização de recursos, evitando que instituições fiquem “batendo cabeça” em ocorrências. Esse protocolo já era conhecido pelos Bombeiros do Rio Grande do Sul, mas para funcionar precisa ter cooperação entre várias instituições. A ferramenta possibilita o comando, a segurança, a informação pública, o planejamento das operações, a logística e a administração.
Então no dia 03/05, no Corpo de Bombeiros Militar de Canela, foi instalado o Sistema Comando de Incidentes com várias instituições. Além do Corpo de Bombeiros, participaram Defesa Civil, Brigada Militar, Patrulha Ambiental, Polícia Civil, Prefeitura Municipal com diversos setores e secretarias, civis voluntários e instituições privadas como a Associação Comercial e Industrial de Canela e o Rotary Club de Canela.
O Comando entrou imediatamente em operação. Além das ações de resgate e atendimento, toda a documentação necessária foi elaborada e, em 24 horas, a situação de calamidade já havia sido devidamente registrada nos órgãos e sistemas estaduais e federais. Importante destacar que o SCI foi instituído com prazo inicial de 05 dias podendo prolongar-se no tempo ou se contrair, o que aconteceu no dia 05 de maio quando os objetivos foram alcançados, com resgate de pessoas e atividades de defesa civil. Agora seguem os trabalhos de assistência social para atendimentos dos desabrigados e também de reconstrução de vias de acesso.
O Corpo de Bombeiros de Canela como coordenador do Sistema Comando de Incidentes agradece a todos os envolvidos pela disponibilidade na instalação e funcionamento das ações coordenadas, cujo objetivo é salvar vidas, atender desabrigados e minimizar os impactos que o desastre climático está causando a todos.