EVENTOS PARA MOVIMENTAR A ECONOMIA E O TURISMO
Canela promoverá de 29 de junho a 11 de agosto mais uma Temporada de Inverno. O evento inclui a 30ª Festa Colonial e a Feira do Livro. Para viabilizar os três eventos, a Prefeitura por meio da secretaria de Turismo e Cultura está investindo R$ 950 mil. A Feira do Livro será realizada de 6 a 11 de Agosto. A edição deste ano da Temporada de Inverno está sendo muito aguardada principalmente pelo trade turístico, comércio e lojistas da cidade. Além de esquentar os corações e sentidos de moradores e visitantes, a Temporada também deverá aquecer as vendas, fortalecendo a economia. Serão 45 dias de programação artística e cultural, com expectativa de bom fluxo turístico e compras no comércio e de produtores rurais. Restaurantes, rede hoteleira e demais segmentos ligados ao turismo estão preparados para receber novamente a um grande número de público flutuante. As atrações da Temporada e Festa Colonial irão ocorrer gratuitamente na Praça João Corrêa. O secretário municipal de Turismo e Cultura, Gilmar Ferreira (MDB), destaca a importância da Temporada de Inverno como um evento multifacetado que combina o melhor da cultura, entretenimento, gastronomia e natureza, além de contribuir para a retomada da economia local, bastante impactada pelas fortes chuvas que castigaram o Estado. “A Temporada de Inverno, Festa Colonial e Feira do Livro, são eventos que esperamos conseguir a retomada do turista na Serra Gaúcha”, comenta Ferreira. “O grande objetivo é dar um plus a mais, principalmente pelo fato de ser uma retomada pelo o que ocorreu no mês de maio. A intenção é fazer com que a Temporada de Inverno seja uma ferramenta para atrairmos mais turistas. Temos uma esperança quanto ao turismo terrestre, seja ele de carro, ou de ônibus”, acrescenta o secretário municipal. Com atrações diversificadas e gratuitas, a Temporada tradicionalmente se destaca como um dos principais atrativos do inverno na Serra Gaúcha, oferecendo uma combinação irresistível de cultura, entretenimento e gastronomia. O evento traz uma série de atividades culturais, incluindo apresentações musicais que prometem animar as noites frias. “Não cancelamos o evento como alguns outros municípios fizeram, justamente pelo fato do turismo, ser a indústria mais rápida e voltarmos a darmos um alento a economia do Estado”, ressalta Ferreira.
DECORAÇÃO é um atrativo para turistas e moradores
Foto: Andre Fernandes
No dia 29 de junho, a cantora Tati Portella abre a Temporada de Inverno 2024 com um show na Praça João Corrêa às 19h30. Em 6 de julho, a Banda The Travellers promete encantar o público no mesmo horário e local. Estas atrações são apenas o início de uma programação repleta de talentos e diversidade cultural. Outra atração a ter a data confirmada é a Festa Julina, uma parceria com o Departamento de Cultura. A Temporada de Inverno de certa forma também promove uma celebração a gastronomia local. Pratos característicos do inverno como Fondue, sopas e massas estarão ao alcance dos turistas que circularem por Canela, uma vez que, a cidade conta com uma cadeia de restaurantes especializados na oferta destes e outros serviços.
FESTA COLONIAL OFERECE AS DELÍCIAS DO INTERIOR
ATRAÇÕES musicais costumam atrair grande público a Praça João Corrêa
Foto: Andre Fernandes
Junto a Temporada de Inverno, a tradicional Festa Colonial chega à sua 30ª edição, trazendo para o Centro da cidade o melhor da culinária e costumes da área rural. A festa do interior canelense promete mesa farta e sabores especiais, além de produtos únicos que irão deixar munícipes e turistas com água na boca. Pratos típicos preparados com ingredientes frescos e tradicionais, proporcionarão uma verdadeira experiência gastronômica. “A programação da Festa Colonial é bem intensa, porque ela tem uma participação de público muito grande do município. Transcende os problemas de chegada, de aeroporto. Evidente que realizamos a Festa na Praça João Corrêa porque queremos que o turista participe também. De 12 de julho a 28 de julho vamos buscar dar um alento ao nosso colono porque é quem mais precisa porque foi mais impactado no nosso município”, comenta o secretário de Turismo, Gilmar Ferreira. “Focamos na Festa Colonial porque um dos setores que foi bastante impactado com as chuvas do mês de maio foi o nosso interior. O nosso objetivo é fazer com que os clonos consigam fazer uma caixa”, afirma Ferreira.
Além das atrações culturais e gastronômicas, Canela oferece uma gama de atividades ao ar livre que aproveitam o cenário natural exuberante da região. Trilhas ecológicas, passeios e visitas a parques permitem que os visitantes explorem as belezas naturais mesmo no frio do inverno, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.
“Precisamos atrair turistas”, afirma secretário
A rede hoteleira de Canela se preparou para receber os turistas com conforto e hospitalidade. Hotéis e pousadas oferecem pacotes especiais para a temporada, com descontos e benefícios exclusivos. Para uma experiência ainda mais autêntica, muitas opções de hospedagem contam com lareiras aconchegantes e vistas deslumbrantes para a paisagem serrana. A Temporada de Inverno de Canela 2024 é uma promoção da Secretaria de Turismo e Cultura e promete uma celebração imperdível para quem busca curtir um fim de semana romântico, uma aventura em família ou uma pausa relaxante. Canela se firma como o destino perfeito para os dias frios de inverno, oferecendo uma experiência completa e memorável. “Precisamos atrair turistas é uma compreensão do Poder Públicos. Entendemos que não é hora de cancelarmos evento porque hoje 76% da nossa matriz econômica vem do turismo, e por isso, precisamos do público circulando na região e em Canela”, destaca Ferreira.