O grande compositor Almir Sater escreveu uma poesia que virou canção e vai além do tempo: “levo esse sorriso porque já chorei demais, hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, só levo a certeza de que muito pouco sei, nada sei”. A letra é tão significativa para este momento que permite que eu não me detenha na tragédia e sim, no tempo que se inicia agora.
É hora de novos passos, porém não sem antes festejar e reconhecer à todos os solidários que, silenciosamente, sem vaidade ou exibições, trabalharam e trabalharão na reconstrução da esperança, em especial, as entidades, o Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar, a Defesa Civil, as Igrejas, as empresas, os jipeiros, a imprensa …”penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha, ir tocando em frente, como um velho boiadeiro levando a boiada, pela longa estrada eu vou, estrada eu sou…”
Quando pensamos em reconstruir é imprescindível lembrar das questões sociais, dos empregos que se perderam, das empresas que estão sofrendo com a perda de clientes/turistas, dos trabalhadores da cultura que não tem eventos e portando, ficam sem trabalho e uma alternativa para enfrentar esses problemas está depositada na conta da Prefeitura desde o dia 11.03.24, o recurso da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, repassado pelo Governo Federal, no valor de R$ 335.530,93.
Pode parecer pouco, mas bem utilizado promove a possibilidade de que muito seja feito. Municípios com a metade disso estão fazendo, em caráter emergencial, editais que colocam estes valores nas produções que movimentarão o comércio, os prestadores de serviço. Este valor estacionado nos cofres da mais que emperrada burocracia municipal pode servir de ponto de partida para que entidades, produtores e trabalhadores da cultura lancem seus projetos, quiçá ainda neste inverno, estimulem a chegada de turistas e aqueçam o espirito daqueles que sofrem danos materiais, afetivos e físicos.
Nos próximos dias a Câmara Municipal de Vereadores votará o Plano Municipal de Cultura, o Memorial Canela realizará o “1º. Encontro da Memória de Canela”, o CTG Querência lançará extensa e incrível programação para os próximos seis meses, a SONARTE iniciará uma relevante ação ou seja, estão fazendo sua parte porque “cada um de nós compõe a sua história e cada ser carrega em si o dom de ser capaz, de ser feliz…”