Chico Simões
Foto: Davi Mello
No domingo (18), com o 52º Festival de Cinema recém encerrado, a cultura da cidade vai direcionar o foco para o parque do Lago Joaquina Bier, em Gramado. A partir das 13h, o Dia na Vila Joaquina vai promover quatro eventos temáticos que levarão muita gente ao belo local. O público poderá curtir shows das bandas Brauzitto, Folsom Folk, Matheus Tomazelli e Milena Fioravante. Os canelenses Lisi Berti e Guga Freitas estarão lá com a impagável Rádio Fossa Nova e o boneco Carlão vai ganhar vida por meio do talento do tarimbado manipulador Sergio Haas. Ainda falando sobre bonecos, é importante citar a presença do mamulengo Chico Simões. Chico é uma referência da arte bonequeira de fantoches, com mais de trinta anos de estrada, apresentando espetáculos que, segundo ele, “fazem uma comunicação com o particular e, ao mesmo tempo, com o universal”. De quebra, o dia na Vila Joaquina reserva uma sessão especial do Gramado Cineclube, que em parceria com o Palácio do Kikito exibirá o filme “As Aventuras do Avião Vermelho”, inspirado na obra de Érico Veríssimo. O Dia na Vila Joaquina é organizado pela produtora Vó Zezé Arte Consciente e realizado com com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo.
Matheus e Milena
E AO CONCERTO, NO SÁBADO
Foto: Cleiton Thiele
A Orquestra Jovem de Gramado apresenta no sábado (17) a Serenata de Cinema, a partir das 18h, na varanda do showroom da incorporadora Ownerinc, no Hotel Serrazul. O tema foi escolhido em razão da realização do Festival de Cinema de Gramado. Entrada franca, com trilhas famosas da sétima arte.
POR MAIS RESPEITO, IGUALDADE E VALOR
os três atributos do título acima são a assinatura da Casa Vitória, obra de grande importância social e humanitária, inaugurada em 2021 por iniciativa do Poder Judiciário – tendo como grande impulsionadora a juíza da Comarca de Canela, Dra. Simone Chalela –, da Promotoria Pública no município e da Prefeitura, também recebendo ajuda de empresas e cidadãos. A Casa se tornou modelo de acolhida para mulheres vítimas de agressões das mais diversas formas.
Com arrecadação em prol da Casa Vitória e dentro das celebrações do Agosto Lilás (campanha de âmbito federal de combate à violência contra a mulher), aconteceu no dia 10 de agosto a
exposição Retratos da Violência Cotidiana. Na La Charbonnade, no caminho para o Laje de Pedra, foram expostas imagens captadas pela fotógrafa Dani Bat, com simulações de cenas de violência que muitas mulheres sofrem no dia a dia, situações que se agravaram durante a pandemia. As máscaras dos retratados nas fotos aludem à maneira velada como essa violência de gênero ocorre, mas que em Canela tem sido exemplarmente combatida. Também foram expostas na noite telas da artista plástica Letícia Mayer.
Os organizadores da exposição querem torná-la itinerante, para que mais gente reflita, mais gente contribua para a causa do combate.
A fotógrafa Dani Bat…
… e uma de suas fotos-denúncias
Leticia Mayer e suas telas