Marianne de Souza- Nutricionista
As três palavras são: Estrógeno, Xenoestrógeno e Fitoestrógeno
Estrógeno é um dos nossos hormônios femininos, ele é produzido pelos ovários e além da questão reprodutiva o estrógeno tem muitas outras funções como a de estímulo da serotonina, o que justifica mulheres na menopausa terem questões de saúde mental confundidas como depressivas, quando na verdade o que está acontecendo é a falta do estrogênio. Outro atributo do estrogênio é que é ele quem nos dá as formas femininas lá na adolescência, como a cintura, o quadril e o volume das mamas, e isso justifica o porquê mulheres na menopausa perdem a cintura e ficam mais ‘quadradinhas, a razão é o esgotamento do estrogênio.
Já xenoestrógeno significa o seguinte: xeno quer dizer “de fora”, estrangeiro, estranho, portanto, xenoestrógeno significa estrogênio estranho que vem de fora. Este estrogênio está em alguns produtos de beleza, produtos de limpeza, de higiene pessoal e materiais plásticos. O que acontece é que essas substâncias possuem estrutura molecular parecida com o nosso estrogênio, e quando ingerimos ou deixamos entrar em contato com a nossa pele, essas moléculas são reconhecidas pelos nossos receptores de estrogênio como se fosse o estrogênio verdadeiro, no entanto, é algo ‘de fora’ ‘estranho’ que está ocupando os receptores, e essa molécula estranha dá comandos que não são bons, como proliferação de alguns tecidos, por exemplo.
E fitoestrógeno, o que é?
São moléculas de plantas que imitam o nosso estrogênio natural, podemos absorvê-las através de alguns alimentos, alguns chás, óleos essenciais e fitoterápicos. Estas moléculas fazem o inverso do xenoestrógeno: se ligam no receptor somente quando há falta do estrogênio natural, e sua função é realizar o estímulo que o nosso estrogênio dos ovários faria se ainda existisse, por isso linhaça, soja orgânica e chá de folhas de amora ajudam mulheres na menopausa.
Para cuidar do seu estrogênio, você deve levar uma vida e uma alimentação mais limpa, na prática o que você deve fazer é reduzir o consumo de produtos muito artificiais tanto na alimentação como aquilo que você passa e deixa encostar na pele, como maquiagem, cremes, perfumes e produtos de limpeza – Atenção, nunca mais lave louça sem luva! Estes cuidados previnem desequilíbrios hormonais em mulheres de qualquer idade.