Em consequência das chuvas e enchentes, eleitores do estado terão até 23 de maio
Devido aos danos causados pelas chuvas e enchentes no RS, o eleitorado gaúcho terá o prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor estendido em 15 dias. Ou seja, a data máxima para os residentes do estado será o dia 23 de maio. No restante do Brasil, o limite para emitir ou ordenar o documento é hoje (08/05).
De acordo com o Chefe de Cartório da 65ª Zona Eleitoral, que abrange Canela e Gramado, Guilherme Piovesan Cavagnoli, o serviço pode ser realizado sem burocracias pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio de autoatendimento.
Cavagnoli reforça que o atendimento presencial está funcionando, porém de forma emergencial, e recomenda o uso do autoatendimento, devido a dificuldades de se manter o sistema online. Os servidores do TSE do estado estão localizados em uma zona de alagamento, em Porto Alegre, e foram desligados por segurança.
A população em condições para ir às urnas no próximo mês de outubro poderá para regularizar o título de eleitor, caso tenha perdido o prazo de justificativa das últimas eleições. O período também pode ser utilizado para atualizar dados cadastrais ou até mesmo solicitar transferência de domicílio eleitoral. A data também se enquadra para quem deseja emitir o documento para eleger nossos governantes pela primeira vez.
SERVIÇO:
Autoatendimento do site do TSE
Atendimento presencial de emergência:
Em Canela, eleitores podem encontrar o Cartório da 65ª Zona Eleitoral na Rua Dona Carlinda, número 450 – salas 226 e 227, no centro. Já em Gramado, os serviços presenciais são realizados em posto de atendimento, localizado junto ao Fórum da cidade, na Rua Augusto Daros, 100, no bairro Floresta.