Tenho acompanhado com grande interesse as definições do futuro governo municipal aqui de Canela. Enquanto escrevo essa coluna, já temos dois nomes definidos para a titularidade das secretarias municipais. Rafael Carniel para o turismo e Adriel Buss para trânsito, mobilidade e fiscalização.
Preciso confessar que esses dois nomes excederam em muito todas as expectativas que eu tinha para um secretariado de Canela. São duas pessoas com larga experiência, currículos acadêmicos e profissionais invejáveis, trânsito nos mais diversos setores e muita credibilidade. Eu sempre imaginei que seria difícil convencer nomes desse gabarito, principalmente em função do salário.
Para mim fica claro que existe mais do que uma motivação financeira, existe uma motivação pelo projeto e pelo desafio. Nisso precisamos dar todo crédito ao prefeito Gilberto e ao seu vice, que tem feito as pessoas confiarem e embarcarem nessa empreitada muito complicada.
Um dos grandes medos que eu tinha, caso o MDB fizesse o sucessor, era a ausência de nomes para oxigenar o governo. O primeiro motivo, pela exaustão dos nomes dentro da chapa, mas o segundo e principal, pela falta de confiança que as pessoas tinham na administração. Para mim agora fica claro que realmente essa confiança era a grande barreira para a condução de bons nomes para o secretariado municipal.
Acredito que seguindo nesse perfil de secretariado, o prefeito Gilberto Cesar terá em 01 de Janeiro, motivos de sobra para acreditar que poderá fazer história nesses próximos quatro anos. O alinhamento de nomes diferenciados no executivo e legislativo vai elevar a régua de trabalho nas duas casas. Consequentemente os servidores municipais se sentirão igualmente motivados e desafiados a fazerem o seu melhor, o que pode nos levar a um ciclo virtuoso.
Sim, estou muito otimista e feliz com os rumos que estamos tomando como cidade. Espero que possamos construir um projeto de futuro que melhore a vida de todos, especialmente daqueles que mais necessitam e que traga uma consequente prosperidade aos cidadãos, através do desenvolvimento e pujança de nossa economia. Não sejamos ingênuos, somente uma economia próspera e geradora de riquezas poderá melhorar a vida dos canelenses e, consequentemente, os serviços públicos prestados pelo município.