A forma mais comum de escrever um livro parece ser aquela em que o autor, após suas necessárias pesquisas consumindo até anos de buscas e leituras, senta-se em seu gabinete e, no sossego do espírito, deixa fluir a escrita de uma história, uma biografia ou uma ficção. Página após página, as palavras vão saindo da alma do autor, passando através dos dedos para um teclado, e sendo guardadas em um disco rígido em algum lugar do universo. Dias, meses e até anos podem ser consumidos neste processo para, no final, o texto estar organizado para os leitores poderem ler e apreciar a obra.
Após décadas ministrando aulas, resolvi escrever para continuar me comunicando com as pessoas. A ideia veio após a minha aposentadoria da universidade. Descobri que aquela vontade de informar não se aposentou comigo. Entreguei-me, então, a escrever crônicas ilustradas, uma forma rápida encontrada pra continuar a prática de informar. Para mim, valem a mensagem e a imagem associada a ela. Estou com um novo livro na gráfica, já impresso e em processo de montagem, a ser entregue até o dia 25 deste mês. É um longo caminho percorrido até chegar o emocionante dia do recebimento da obra com aquele típico cheiro de tinta de impressão e as caixas com o rótulo: Contém 46 exemplares.
Um ano andando por lugares inusitados ao longo do vale do Rio Silveira, em São José dos Ausentes, fotografando e escrevendo sobre o encontrado e apreciado nas pousadas, no campo, no leito dos rios, nas florestas das margens, nas cachoeiras e corredeiras, nas chuvas, enchentes e estiagens, nas cores atenuadas das noites de lua cheia e no céu absurdamente estrelado durante as negras horas de lua nova. Mais três anos na organização de todo o material – imagens e textos, interrompidos pelas enchentes e outros impedimentos, mas finalmente, em mãos, a tão sonhada obra.
Decisivo foi o apoio de muitas pessoas e empresas que acreditaram e viabilizaram, tanto os trabalhos de campo, como a impressão da obra. O novo livro deverá servir de consulta sobre meio ambiente, fauna, flora, geografia e turismo para os moradores, estudantes do município e aos turistas da região dos cânions e as cachoeiras do rio Silveira. Mais um livro, mais uma realização, mais uma parceria com muitos amigos. Obrigado a todos.