Ano novo, vida nova!
Eu nunca fui um entusiasta dessa época de final de ano, porque, na minha cabeça, nada muda de um ano para o outro. Apenas temos um monte de gente cheia de expectativas e metas a serem cumpridas por conta da data, o que gera um estresse absurdo.
Mas não temos como negar que esse ditado parece fazer sentido em Canela, mais especificamente nos poderes executivo e legislativo. A posse de uma nova nominata de vereadores na Câmara, bem como de um novo gabinete executivo municipal, parece ter oxigenado positivamente a política de Canela.
Tive a oportunidade de ir à prefeitura e à Câmara no dia 2 de janeiro, visitando amigos que assumiram cargos em ambas as casas. O que vi me entristeceu profundamente pelo estado de completo abandono de ambos os espaços. Na prefeitura, há vidros quebrados, móveis apodrecidos, goteiras por todos os lados… Enfim, um desleixo com as coisas mais básicas. Na Câmara, a situação é menos crítica, mas, ainda assim, temos um telhado completamente comprometido, janelas deterioradas e, até esta semana, um terceiro andar da casa legislativa que estava completamente inabitável.
Na última quarta-feira, revisitei os dois locais e, confesso, já percebi diferenças significativas. Já existe um mínimo de organização na prefeitura, que reabriu suas portas para os munícipes na segunda-feira. Lógico que vai demorar mais um bom tempo para que as coisas efetivamente melhorem — não só na estética e na limpeza, mas, fundamentalmente, nos serviços. Entretanto, ao menos, já é possível perceber um novo ânimo entre as pessoas. Diz outro ditado que “vassoura nova varre bem”, e é vital que essa motivação e esse ritmo se mantenham.
Por fim, deixo aqui uma opinião: é preciso que, assim como nossa cidade vizinha, pensemos seriamente em mudar os poderes legislativo e executivo de lugar. As instalações atuais já não comportam a estrutura necessária para uma cidade de 60 mil habitantes como a nossa — que, na época da inauguração desses espaços, tinha pouco mais de 15 mil habitantes. Precisamos decidir um novo local para a prefeitura e para a Câmara de Vereadores, que, naturalmente, irão servir como eixos de crescimento e urbanização de Canela. Uma vez tomada essa decisão, é fundamental elaborar um plano que seja consenso entre as lideranças, a ser executado independentemente de quem estiver à frente do governo nos próximos anos.
A população e os servidores municipais merecem um local com melhores condições de trabalho, bem como uma estrutura condizente com o tamanho e a arrecadação de nosso município.