Nane de Souza- Nutricionista
Não, você não precisa tomar whey protein, mas você precisa conseguir comer mais proteína do que você come hoje, e whey protein facilita por ser um pó com alta densidade proteica que você pode diluir e fazer uma bebida quente ou fria, como cappuccino de whey ou, em dias de verão, um shake gelado sabor frutas vermelhas.
Whey é o alimento das academias, e foi exatamente o público das academias que revelou o quanto comer mais proteínas e menos carboidratos esculpe os corpos. Na dificuldade de comer tanto frango, ovo e atum, surgiram os pós: uma maneira fácil de bater a meta proteica sem precisar comer um alimento sólido em todas as refeições do dia.
Whey protein significa proteína do soro do leite. Existem outras opções de proteína em pó, não necessariamente você precisa escolher whey, embora quem treine para ganhar músculos prefira a do soro do leite por conter em sua composição três aminoácidos que amplificam a construção muscular.
Outras opções de proteína em pó:
– Proteína de arroz e de ervilha (a escolhida dos veganos)
– Proteína do colágeno (extraída de ossos, pele e cartilagens)
– Beff Protein (extraída da carne bovina)
– Proteína de semente de abóbora
Parte importante da decisão de investir em um pó de proteína é você gostar do sabor. Uma lata custa em média 230 reais, então você não pode errar, comprar e não gostar. Minha orientação é que você vá até uma loja de alimentos naturais e busque pelas marcas que oferecem além do pote grande, o sachezinho. Compre duas, três opções de sachê e prove. As marcas que trabalho, são: Essencial Nutrition, Pura Vida, Harts e Body Protein da Equaliv. Uma vez fazendo a sua primeira escolha, você sempre poderá revezar os sabores e as marcas.
Inclua uma bebida de proteína mesmo que você não faça academia. Os benefícios são: aminoácidos para conservar sua atual massa magra, aminoácidos para você colocar à frente da opção lanche rico em carboidrato e assim favorecer o emagrecimento, aminoácidos para fortalecimento dos cabelos – apenas para citar alguns benefícios estéticos.
Coma mais proteína, se não consegue através dos alimentos sólidos, complemente com a versão em pó.