QUANDO A SOLIDARIEDADE SALVA VIDAS
Uma conversa estava marcada com a Viviane Pelissari, presidente da Associação Amor Sem Raça, para o dia 30 de janeiro. Tivemos que remarcar, porque a Viviane, na data, foi chamada às pressas para atender o caso de um cachorro, que sofria com uma bicheira e precisava de atendimento urgente.
Esta é a rotina de Viviane e das outras voluntárias da entidade, que se dedicam a salvar vidas e conscientizar as pessoas sobre cuidados com o bem estar dos animais. Viviane começou a sua trajetória na causa animal com seis anos de idade, quando nem imaginava que adotar animais era transformar vidas. “Minha primeira adoção foi ainda criança, caminhando em Bom Jesus com minha tia, porque o carro do meu avô tinha estragado no interior do município. Durante a caminhada escutei o choro de uns cachorrinhos no meio do mato. Eu peguei os filhotes e coloquei dentro da caixa que eles tinham sido abandonados, e carreguei até a cidade”, conta Viviane. Já são 32 anos salvando estas vidinhas. Na sua infância ela ainda aproveitava que o avô tinha um mercado, em Bom Jesus, e lá mesmo abordava os clientes para conversar sobre os cachorrinhos que precisavam de um novo lar.
Oficialmente ela começou na causa animal em 2010, como voluntária no canil Amigo Bicho. Em 2018, com a colaboração da Juliana Casagrande, da Nídia Lima e outras voluntárias, elas criaram a Associação Amor Sem Raça. Em 2021, a entidade passou a ter CNPJ. “Desde a criação da associação a gente prioriza a castração dos animais, para evitarmos ninhadas, e na adoção responsável, para que os animais tenham uma vida digna”.
Atualmente a diretoria da Associação Amor Sem Raça é composta por:
Viviane Pelissari (presidente)
Juliana Casagrande (secretária)
Nidia Lima (tesoureira)
ROTINA DA AMOR SEM RAÇA
Uma associação, que ajuda animais é formada por um grupo de pessoas, que atuam em conjunto para proteger, resgatar e acolher bichinhos, que se encontram em situação de risco, seja por abandono, maus-tratos ou outras complicações. “Não temos canil, não realizamos recolhimentos. Estimulamos o lar temporário, que é quando pessoas se oferecem para dar acolhimento para animais, que precisam concluir um tratamento médico, conta Viviane”. Além das ações diretas com os pets, que precisam de ajuda veterinária, as gurias também organizam rifas, Dia do Cupcake e feiras de adoção. “Todo atendimento tem um custo e precisamos manter em dias nossas despesas, por isto toda renda levantada nos eventos é destinada para o pagamento dos atendimentos”. Entre as próximas ações está prevista uma Feira de Adoção de Pets Adultos, neste sábado, 03/02, no Zoo Garden (rua Melvin Jones, 75 – centro), das 9h às 12h.
Quem quiser conhecer mais, sobre o trabalho da Associação Amor Sem Raça, pode conferir o perfil no Instagram @associacao_amor_sem_raca . Para ajudar a entidade a chave pix é (CNPJ) 42596827.0001-50.
CASTRAÇÃO
Por que a castração é importante? A castração é tão importante, que os especialistas afirmam, que esta é uma prova de amor e de cuidado com o pet. Quando o tutor castra o seu animalzinho ele previne doenças, aumenta o tempo de vida, sem contar a diminuição do número de animais abandonados.